1 2 3 4 5 6

Lumi Lorem Ipsum


Que tal ganhar uma luminária da marca Lorem Ipsum?
É bem fácil ganhar essa peça lindíssima: basta retirar o cupom na entrada do evento, preencher e depositar na urna que estará no espaço de exposição da Lorem Ipsum no palco.



"A Lumi Lorem Ipsum é uma luminária artesanal feita com cds descartados ou inutilizados, cujo destino final seria (ou foi) o lixo comum - sabidamente o pior destino para o material, visto que os cds são de complicada reciclagem e longo tempo de decomposição. Atualmente, além da contribuição de amigos e fãs do projeto, duas cooperativas de catadores e reciclagem (Coopama e Coopercentro, ambas no Rio de Janeiro) recolhem cds descartados no lixo e os disponibilizam para o Estúdio Lorem Ipsum. 

Similar a outros projetos tão ou mais interessantes que reutilizam cds em objetos artesanais de decoração e arte, a Lumi Lorem Ipsum é a realização de uma ideia antiga: transformar quilos de cds obsoletos que eu mesmo gerei em uma luminária experimental. Se durante anos a maior dificuldade em produzir esta luminária esteve na impossibilidade de encontrar a lâmpada na largura certa para o orifício dos cds, a tecnologia da iluminação por LED através das fitas flexíveis trouxe uma interessante, luminosa, durável e econômica solução. 

Com paciência, curiosidade, suporte de amigos, dicas de profissionais, sucessivos testes, muito carinho e verdadeira "luminomania" foi possível realizar, enfim, a primeira Lumi Lorem Ipsum. O protótipo deu certo, ganhou admiradores, foi aperfeiçoado e padronizado. Porém, apesar desta padronização, cada Lumi Lorem Ipsum é uma peça única em sua montagem, regulagem, luminosidade e seleção de discos. Em cada peça são empregadas dezenas de cds dos mais variados fabricantes, com rótulos coloridos ou nenhuma inscrição; alguns com mais de 10 anos de "vida", outros brilhantes como novos; discos que sequer foram tocados, outros desgastados por excesso de uso; cds para diferentes aplicações, cujas lâminas metálicas refracionam branco, prata, verde, azul, violeta, dourado... 

É exatamente a combinação de muitos cds - similares entre si ou de diferentes cores e lâminas metálicas, empilhados, alinhados, prensados e iluminados pela lâmpadas intercaladas da fita LED - que produz essa suave, hipnótica e multicolorida luminosidade, ideal como luz auxiliar e decorativa para os mais variados ambientes internos. Mesmo desligada, a Lumi Lorem Ipsum mantem seu charme como peça de decoração moderna, podendo ser exposta em mesas, aparadores, estantes, racks ou até no chão daquele cantinho vazio da casa."
(Gustavo Ferrato - Criador do Estúdio Lorem Ipsum)


0 comentários:

Postar um comentário